Afrosaúde

Conexão e representatividade: por que só aceitamos profissionais de saúde negros

Homem negro sentado no ambiente de trabalho, com um laptop à mesa

Foto: Cut in A Moment/ Unsplash

Quantas vezes você buscou atendimento médico e se reconheceu entre aqueles que ali estavam ao entrar no hospital, clínica ou outra unidade de saúde qualquer?

Já é comprovado cientificamente que o atendimento com profissionais racialmente diversos implica melhor qualidade do atendimento, especialmente entre pessoas negras. Alvos de racismos que se manifestam em diferentes formatos, pacientes pretos e pretas relatam maior satisfação ao serem cuidados por profissionais semelhantes — na cor da pele e na história de vida.

Construir uma rede de médicos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fonoaudiólogos, entre outras categorias, exclusivamente negros, é mais do que um negócio. É representatividade. Mas não para por aí.

Ter uma rede de profissionais negros é também precisão no diagnóstico, pois diferentes perspectivas podem levar a soluções mais criativas e eficientes. E a compreensão das suas vivências, valores e aspectos culturais fortalece a confiança entre profissional e paciente — fundamental para continuidade do tratamento.

O resultado de todos esses fatores?! O paciente se sente seguro e acolhido, por se reconhecer em quem lhe dá cuidado.

Quem pode se cadastrar na AfroSaúde

É pensando no protagonismo de pessoas negras e no acesso dos pacientes ao melhor atendimento que podem receber que a AfroSaúde aceita apenas o cadastro de profissionais pretos e pretas. Quem detalha a importância dessa rede fortalecida é o cofundador da AfroSaúde, cirurgião-dentista e doutorando em Medicina e Saúde, Arthur Lima. Assista!

Conheça a AfroSaúde

A AfroSaúde é uma startup de saúde e bem-estar, criada em 2019, com o objetivo de conectar profissionais negros da saúde a pacientes que buscam representatividade e diversidade racial no cuidado. Nossa missão é usar a tecnologia como impulsionadora da diversidade.

+ Leia também: O que o profissional de saúde pode fazer para melhorar a relação com seus pacientes

Mais de 2,2 mil profissionais de todo o país e de dez áreas da saúde fazem parte da nossa plataforma. O atendimento pode ser online ou presencial, de acordo com a preferência do paciente e disponibilidade do profissional.

Além do atendimento, a AfroSaúde também desenvolve projetos temáticos, com foco em empresas e no setor de responsabilidade social, com o objetivo de reduzir as iniquidades raciais em saúde no Brasil.

Faça parte de nossa comunidade: https://afrosaude.com.br/

Sair da versão mobile