Afrosaúde

Luto: o que fazer para superar a dor da perda

Foto de Kristina Tripkovic na Unsplash

Foto de Kristina Tripkovic na Unsplash

Perder alguém não é fácil. Sentimentos como tristeza, raiva, culpa e insegurança costumam ser comuns durante o processo de luto.

Nenhuma experiência é igual. Dois irmãos podem ter reações diferentes diante da perda, e até viver as fases do luto de formas distintas.

Em todo caso, no entanto, situações de perdas são ligadas por algo em particular: a forma de superá-las. Veja mais a seguir.

Quais são as fases do luto

O luto pode desencadear diferentes sentimentos no indivíduo, e evoluir de modos distintos. A psiquiatra Elisabeth Küble-Ross formulou cinco fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

O que fazer para amenizar a dor do luto

Não há regras para a duração dessas fases, nem mesmo do luto como um todo. Mas enquanto esse sofrimento ainda fizer parte da rotina da pessoa, algumas atitudes podem ser tomadas para aliviar a dor.

Além de tudo isso, o mais importante é procurar apoio profissional se perceber que está difícil passar por isso sozinho. Psicólogos e psiquiatras saberão te ajudar a lidar com os novos desafios desse novo momento.

E lembre-se: tudo vai passar!

Referências

CNN Brasil
PUC-RS
Palestra para Professores
Blog Psicologia Viva

Sair da versão mobile