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Qual o jeito certo de dar um feedback negativo? Veja o que fazer e o que não fazer

Foto: Christina @ wocintechchat.com em Unsplash

Foto de Christina @ wocintechchat.com na Unsplash

Um dos principais desafios de liderar uma equipe é apontar seus erros. O medo de desagradar e desestimular com um feedback negativo certamente já atormentou ao menos uma vez o gestor que se viu no lugar de corrigir um comportamento dentro de sua equipe.

Mas se por um lado os líderes resistem a dar feedbacks negativos, por outro, os profissionais anseiam por uma devolutiva sobre seu desempenho. É o que aponta um levantamento feito pela Mindisight em 2022, segundo o qual a falta de feedback é o maior motivo de conflito entre funcionários e lideranças. Falha na comunicação e falta de comprometimento com a equipe completam o top 3.

Não tem como fugir! Afinal, o feedback é uma ferramenta valiosa para desenvolver pessoas e, além disso, engajar as equipes. Que tal aprender o jeito certo de dar feedbacks?

Continue a leitura!

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Por que o feedback é importante

Imagine seguir por um caminho desconhecido e não encontrar uma sinalização que indique qual o trajeto mais seguro, o que encontrar pela frente, qual a melhor maneira de agir diante dos obstáculos que venham a surgir? O feedback é como uma placa no caminho do crescimento profissional: Onde estamos errando? Onde estamos acertando? Quais habilidades precisamos melhorar?

Não à toa, essa prática é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo na sua área profissional. O feedback positivo é importante para motivar o profissional; o feedback negativo, por sua vez, ajuda na evolução do colaborador. Isso por si só já entrega um princípio básico dos feedbacks: precisam ser construtivos para quem os ouve.

Além de todos os benefícios listados acima, o feedback ainda impacta de maneira positiva na confiança e proximidade da equipe. Até porque os liderados se sentem importantes e bem avaliados pela liderança que separa um momento da sua rotina para dialogar sobre seus pontos de melhoria.

Veja a seguir como dar um feedback:

O que não fazer

O que fazer ao dar um feedback

E lembre-se, antes de tudo, que o líder é aquele que orienta o desenvolvimento de seus colaboradores. Gentileza e empatia são excelentes aliados na gestão de pessoas.

Referências
Época Negócios
Forbes
Gupy
Catho

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