Afrosaúde

Segurança psicológica: o segredo para a alta performance e produtividade no trabalho

Mulher negra segurando um MacBook no ambiente de trabalho

Foto de Christina Morillo: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-segurando-um-macbook-1181352/

Investir em saúde mental pode parecer um assunto distante da realidade de muitos brasileiros. Mas é importante estar atento a alguns sinais e sintomas de alerta que interferem nas relações humanas, na produtividade e na capacidade para o trabalho, que podem indicar um possível caso adoecimento ou sofrimento emocional. Fatores como sobrecarga de tarefas, longas jornadas, preocupações e a exaustão constante estão entre os maiores precursores dos problemas que envolvem saúde mental dos trabalhadores no Brasil. 

É importante lembrar que o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking de pessoas com ansiedade no mundo, de acordo com dados da OMS e que possui o maior índice da América Latina e o segundo nas Américas em casos de depressão. São mais de 11,5 milhões de brasileiros que convivem com a doença.

Segundo dados analisados pelo Zenklub, em 2020 o nosso país atingiu o índice de exaustão constante em nosso país chegaram ao pico de 48,1, em 2021 esse pico atingiu um novo número, chegando a 58,7. Dentre estes dados, quando se trata de recorte de gênero, as mulheres obtiveram o seu pior índice de exaustão, chegando a o número de 53,3 e em contrapartida, jovens também obtiveram os seus piores números chegando a 52,6 tratando-se do recorte de faixa etária. 

Com base nisso, nota-se que problemas como exaustão física e emocionais são reais e necessitam de atenção, principalmente por se tratarem de situações ocasionadas dentro do ambiente de trabalho, um dos comprobatórios para este fato é que em uma média de 0 a 100, empresas que investem em bom relacionamento entre colegas e líderes chegaram ao número de 74. 

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Harvard Business Review, equipes com maior segurança psicológica quando colocadas em situação de trabalho em grupos com pessoas de diferentes origens (gênero, raça, classe social etc.) trabalharam melhor do que equipes com baixa segurança psicológica. Em outras palavras, a segurança psicológica permite que as pessoas sejam quem elas realmente são no ambiente de trabalho, sem medo de julgamentos e represálias. É uma das estratégias que impulsiona a diversidade e permite que os indivíduos exerçam as suas funções em plena capacidade e potencial.

Montar equipes diversas e mantê-las engajadas pode ser um desafio devido ao fato de que tais pessoas possuem histórias e vivências diferentes, por isso, é importante se focar em um ambiente mais saudável com foco em bem-estar, para assim não apenas manter a equipe segura mas também fazer com que as pessoas envolvidas no trabalho se sintam em completo conjunto e trabalhem de forma organizada.

Sair da versão mobile