Afrosaúde

Você usa celular durante o horário de trabalho? Veja os prejuízos disso

Foto de Tamarcus Brown na Unsplash

Foto de Tamarcus Brown na Unsplash

Imagine a seguinte cena: você está imersa em um relatório que precisa ser entregue ao final do dia. De repente, uma notificação apita no celular. Você checa, é um vídeo de gatinhos que sua amiga te enviou numa rede social. Fecha o app, volta para o relatório.

Pouco depois, mais uma notificação. É uma mensagem no aplicativo de conversas instantâneas. Papo vai, papo vem, você lembra que precisa voltar para o relatório. Fecha o app de novo.

Mais uma notificação. Desta vez, um e-mail. Você responde, resolve o que foi demandada… Hora do almoço.

Já parou pra pensar nos prejuízos que a atenção frequente ao telefone celular provoca na sua produtividade?

Continue a leitura para saber como driblar essa tendência de comportamento e otimizar seus dias de trabalho.

Prejuízos de usar celular no trabalho

O Brasil é o segundo país que passa mais tempo exposto a uma tela no mundo — perde apenas para a África do Sul –, segundo o levantamento da Electronics Hub, a partir da pesquisa ‘Digital 2023: Global Overview Report’, da DataReportal. Entre as horas que estão acordados, brasileiros gastam 56% delas em frente às telas. O país é também o segundo que mais fica nas redes sociais.

Os prejuízos desse hábito no dia a dia profissional variam. Especialistas indicam, prioritariamente, a distração. Assim, fica difícil manter o fluxo de atenção ao trabalho que precisa ser realizado.

Além disso, há outros prejuízos:

Como tornar o celular um aliado

Mas nem sempre o telefone celular é um vilão. O uso consciente e racional dessa ferramenta tão poderosa traz benefícios significativos à rotina do trabalho.

+ Veja também: 5 dicas para ser produtiva sem risco de desenvolver burnout

Um estudo publicado no AIS Transactions on Human-Computer Interaction (THCI) indica que limitar o tempo de tela estimula o uso mais focado e consciente da ferramenta. Com isso, há aumento da produtividade.

O ideal é otimizar o uso dos smartphones, ao invés de minimizar seu uso, segundo recomendam os responsáveis pelo estudo.

“Nós teorizamos que os indivíduos que rastreavam o uso de seu celular e definiam metas em torno desse uso tendiam a ter maior produtividade e satisfação com seu rendimento à medida que atingiam seus objetivos declarados”, disse o professor Kaven Abhari, que desenvolveu a pesquisa.

A provocação que fica é: como você pode tornar o uso do celular mais produtivo para a sua rotina de trabalho?

Baixe o app da AfroSaúde ou acesse nossa plataforma para encontrar o dentista mais adequado para seu caso.

Referências

Revista Galileu

Jornal da USP

Poder360

Sair da versão mobile