Afrosaúde

5 questões para observar antes de aceitar uma proposta de emprego

Foto de Good Faces na Unsplash

Foto de Good Faces na Unsplash

Quem é você durante o processo seletivo para um emprego? E, não, esse questionamento não está relacionado com postura durante entrevista, roupas usadas ou ainda com escolher o “perfeccionismo” como um defeito.

Te provocamos para o seguinte: você é o tipo que apenas recebe as informações dos recrutadores ou faz uma busca ativa sobre a empresa que oferece a vaga?

O que a ansiedade para mudar de trabalho e o mercado aquecido têm em comum é a iminência do “sim” para uma oportunidade que parece “dos sonhos”. Mas é preciso ter calma!

Continue a leitura para entender como adotar postura mais fria durante os processos seletivos e quais questões observar antes de aceitar uma proposta de emprego.

O que avaliar antes do ‘sim’ a um novo emprego

Volta e meia o LinkedIn e as plataformas de empregabilidade bombam com vagas diversas, com salários diversos e atribuições diferentes. Com o mercado aquecido, aliado ao desejo de crescimento, é comum que profissionais estejam cada vez mais animados com a possibilidade de trocar de trabalho.

Antes do ‘sim’, no entanto, é preciso adotar uma postura mais crítica diante do que lhe é oferecido. A análise fria permite ponderar os pontos positivos, limitações e potencialidades daquela função.

Além disso, é com esse olhar menos envolvido que você conseguirá avaliar se essa troca de trabalho é estratégica para seus objetivos profissionais no médio e longo prazos. Já parou para pensar nisso?

Por esse motivo, listamos 5 questões para você levar em consideração antes de aceitar uma proposta de emprego. Não são regras, mas sugestões para avaliar e te deixar mais confortável com o possível ‘sim’.

Confira!

Confirme a faixa salarial, bem como os benefícios atrelados à vaga, como participação nos lucros e resultados, vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, licença-maternidade, auxílio-creche, entre outros.

Com essas informações em mãos, verifique se a oferta é compatível com o que é oferecido por outras companhias do setor. Avalie também a carga horária de trabalho, as atribuições e responsabilidades do cargo.

Consulte a lista de valores disponibilizada no site da empresa, e aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas-chave. Sugestões: O que os membros da equipe têm em comum? O que é ‘ter sucesso’ naquela empresa? Qual o posicionamento da empresa sobre horas extras? Qual a orientação da empresa sobre a comunicação fora do horário de trabalho?

A vaga está aberta ou foi aberta? Alguém ocupava essa função e saiu, ou esse cargo foi criado?

Essas perguntas podem ser direcionadas para o recrutador, no momento da entrevista, como também podem pautar a conversa com alguém da equipe. Caso tenha oportunidade, tente entender ainda quais as expectativas sobre o novo contratado, e por que um profissional interno não foi aproveitado para a posição.

Ninguém entra numa empresa já pensando em deixá-la, mas a despedida é inevitável quando o profissional sente que não é valorizado ou não tem como se desenvolver naquela equipe. Sendo assim, avalie as chances de crescimento e plano de carreira dentro da organização.

Você pode fazer essa pergunta no momento da entrevista com o gestor da vaga ou mesmo com o próprio profissional de recursos humanos que estiver conduzindo seu processo seletivo.

Fica mais fácil saber se você conhecer alguém que trabalha na equipe para a qual você está se candidatando, ou mesmo na própria empresa. A sugestão é conversar sobre o ambiente organizacional, as características da liderança, as dificuldades e potencialidades da equipe.

Se você não conhecer ninguém, pode valer a pena buscar o nome da empresa nas redes sociais e verificar a reputação da empresa. Acesse sites jurídicos e da Justiça do Trabalho para checar se há processos movidos por ex-funcionários.

Como dica nunca é demais para quem está em busca do melhor para a sua carreira, recomendamos também: buscar informações sobre a saúde financeira da empresa, quem são as lideranças e como se posicionam sobre questões sociais; e qual a estrutura organizacional da empresa. Afinal, é sempre bom saber quem é o chefe do seu chefe, não?!

Baixe o app da AfroSaúde e encontre o profissional que você precisa para cuidar da sua saúde!

Referências

Época Negócios (1)
Época Negócios (2)
VocêRH
Portal Pós

Sair da versão mobile