O cuidado com a saúde feminina precisa ser uma preocupação recorrente, que vá além do mês de outubro. Afinal, embora o câncer de mama seja a doença que mais atinge mulheres no Brasil, há outra que não pode escapar do nosso radar: a endometriose.
Segundo Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, 8 milhões de mulheres são diagnosticadas com a doença no Brasil. No mundo, a endometriose atinge cerca de 190 milhões de mulheres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Apesar de comum, ainda há mitos sobre a endometriose que precisam ser revistos. Continue a leitura para conhecer alguns deles!
O que é a endometriose
Ainda sem cura, a endometriose é uma inflamação provocada por células do endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero. Quando há a fecundação do óvulo durante o ciclo menstrual, é no endométrio que ele se implanta.
Se não houver, parte do endométrio é eliminada na menstruação. Em mulheres que sofrem de endometriose, as células, ao invés de serem expelidas, param nos ovários ou na cavidade abdominal. Nessas regiões, voltam a se multiplicar e a sangrar.
Embora seja uma condição silenciosa, alguns sinais indicam a existência dessa inflamação, como cólica intensa que impedem a realização de atividades cotidianas e dor durante a relação sexual.
Mitos e verdades sobre a endometriose
Sentir dor é regra na endometriose – MITO
Embora seja um dos sintomas característicos, as cólicas e dores na região pélvica não são regra. Ou seja, há mulheres com endometriose que são assintomáticas.
A endometriose piora o período menstrual – VERDADE
Quem tem endometriose relata cólica intensas e um período menstrual desconfortável. Há relatos de mulheres que também sentem náuseas e o fluxo menstrual provoca até anemia.
Quem tem endometriose não pode engravidar – MITO
A infertilidade não é uma regra para mulheres com endometriose, embora seja expressivo o percentual daquelas que passam por isso. Além disso, há tratamentos que ajudam na gestação.
É possível prevenir a endometriose – MITO
Não, não é, porque a ciência ainda não sabe a causa desse problema. O que é possível é evitar que a doença se agrave, com a adoção de cuidados e tratamento adequados.
A alimentação pode aliviar a endometriose – VERDADE
Pesquisas evidenciam que mudanças pontuais na alimentação, como a inclusão de fibras na dieta e o consumo de vitaminas antioxidantes, podem atuar de forma positiva na doença.
Você se identificou com algum dos sintomas descritos acima? Não perca tempo e marque uma consulta com um ginecologista.
Na AfroSaúde você encontra profissionais de diferentes especialidades, inclusive ginecologia. Baixe nosso app!
Referências
Ministério da Saúde
CNN
Diagnósticos do Brasil
Art Medicina
Portal Drauzio Varela https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/endometriose/