Se você pudesse escrever um manual de boas práticas no teleatendimento, quais itens não poderiam faltar?
Desde a pandemia de covid-19, consultas online, por meio de plataformas de videochamadas, se tornaram parte de nossa rotina. É prático, é cômodo, é mais barato e até nos dá mais opções de prestadores de serviços.
Com os profissionais de saúde acontece a mesma coisa. Aliás, poderíamos até dizer que o cuidado precisa ser um pouco maior, já que o que está em jogo é o bem-estar do indivíduo paciente.
Pensando nisso e na importância da sua marca profissional, trouxemos algumas dicas para te ajudar a melhorar a relação com seus pacientes. Continue a leitura!
Como agir em uma consulta online
A grande maioria dos profissionais da AfroSaúde oferece atendimento online nas diversas especialidades da saúde. Da mesma forma, pacientes têm aderido cada vez mais a esse formato de consulta.
Afinal, é prático pra todo mundo! Não é verdade?!
Mas até a praticidade requer bons hábitos, para que a relação entre profissional e paciente flua de forma positiva para os dois lados. Além disso, assim como ocorre em uma consulta presencial, a confiança do paciente no profissional é determinante para o sucesso de um tratamento — e as boas práticas também fortalecem esse sentimento.
Confira algumas sugestões a seguir!
- Expresse genuíno interesse pelo que o paciente diz
Parece fácil, e até é, mas você não pode deixar espaço para dúvidas do paciente no que diz respeito à sua escuta atenta. Ligar a câmera é o primeiro indicativo disso. Sua linguagem corporal também precisa corresponder, por meio de expressões faciais e gestos.
Lembre-se de fazer as consultas em um local calmo, onde você não seja interrompido.
- Priorize a linguagem simples e direta, mas tenha paciência
Ser direto é diferente de ser grosseiro ou impaciente. Lembre-se que a pessoa que busca por atendimento está vulnerável e espera acolhimento. Até mesmo por essa condição, não é o momento de fazer rodeios ou falar difícil.
Se possível, use recursos visuais para explicar diagnósticos ou tratamentos. Se for preciso, até desenhe ou explique de quantas formas forem necessárias para que o paciente possa sair da consulta o mais esclarecido possível.
- Defina um protocolo para seu atendimento
A partir do momento que você e o paciente dão início à primeira consulta, o que acontece? Estabelecer um “roteiro” para o contato inicial é uma forma de diminuir seu nervosismo, caso exista; ambientar o paciente à sua forma de atender, bem como não deixar que nenhuma informação escape da anamnese.
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O protocolo, aliás, pode fazer parte de uma espécie de fluxo da consulta e/ou tratamento. A ideia aqui é você definir o seguinte: como conduzir o atendimento de um jeito que só você seria capaz?
- Não perca a humanização
Sabemos que o contato intermediado por telas tende a deixar as relações mais impessoais, sem aquele “calor humano” que aproxima e faz com que nos identifiquemos uns com os outros. No entanto, sendo a videochamadas um instrumento positivo para ambos os lados, é válido o esforço de não perder sua capacidade de humanização.
Além de expressar interesse pelo que o paciente relata e ter paciência com suas dúvidas, é importante exercitar a empatia e oferecer o apoio que o indivíduo certamente esteja buscando. Frases como “sinto muito por sua dor” ou “entendo como isso pode ser difícil” ajudam nisso.
- Utilize plataformas que garantam segurança e privacidade
Mas de nada adianta ser um excelente profissional, ter diversas formações e agir de forma empática com o paciente, se você não utiliza uma plataforma de videochamadas na qual possa confiar. Segurança e privacidade são valores caros na era digital, e vitais para garantir a tranquilidade necessária ao atendimento em saúde.
Por esse motivo, escolha uma plataforma de telemedicina que cuide dos seus dados, mas que também te ofereça recursos para facilitar sua rotina. A AfroSaúde é uma excelente opção para profissionais das diversas áreas da saúde.
Conheça a AfroSaúde
A AfroSaúde é uma startup de saúde e bem-estar, criada em 2019, com o objetivo de conectar profissionais negros da saúde a pacientes que buscam representatividade e diversidade racial no cuidado. Nossa missão é usar a tecnologia como impulsionadora da diversidade.
Mais de 2,2 mil profissionais de todo o país e de dez áreas da saúde fazem parte da nossa plataforma. O atendimento pode ser online ou presencial, de acordo com a preferência do paciente e disponibilidade do profissional.
Além do atendimento, a AfroSaúde também desenvolve projetos temáticos, com foco em empresas e no setor de responsabilidade social, com o objetivo de reduzir as iniquidades raciais em saúde no Brasil.
Acesse nossa plataforma: https://afrosaude.com.br/
*Esse conteúdo foi produzido com suporte do Gemini, ferramenta de IA generativa do Google.