Filmes, séries e documentários têm impacto direto na nossa percepção de mundo e na forma como agimos no dia a dia. A recorrência de produções audiovisuais sobre saúde mental, por exemplo, tem ajudado a conscientizar as pessoas sobre a importância da terapia e, mais ainda, desconstruir preconceitos.
O caminho ainda é extenso, já que, segundo levantamento do Instituto Cactos e AtlasIntel realizado em 2023, apenas 5% dos brasileiros fazem psicoterapia. O dado é inexpressivo, mas representa aumento em relação a pesquisas anteriores.
Mas a representação da rotina de cuidados com as emoções e a mente pode impactar significativamente na vida das pessoas, uma vez que:
- Normaliza a busca por ajuda;
- Incentiva as pessoas a superar seus desafios;
- Reduz o estigma em relação a pessoas que buscam profissionais de saúde mental;
- Promove a empatia com pessoas diagnosticada com quadros de saúde mental;
- Informa sobre saúde mental.
O que assistir para perder o ‘medo’ de terapia
O desconhecido assusta, então, o ideal para perder o ‘medo’ de terapia é saber como funciona uma sessão. Produções audiovisuais são uma excelente maneira de conhecer essa experiência e se encorajar a se submeter a ela.
Confira 5 sugestões para você que quer perder o ‘medo’ da terapia.
- In Treatment (2008)
A série conta a história do psicoterapeuta Paul Weston e das suas sessões semanais com os seus pacientes. A série, de 2008, é conhecida pelo seu diálogo realista e pelos personagens complexos e bem desenvolvidos.
- Fleabag (2016)
Essa comédia dramática acompanha a vida de uma mulher complexa e sua jornada terapêutica. Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) tenta curar uma ferida enquanto recusa ajuda daqueles à sua volta, mantendo seu perfil intimidante o mais intacto possível.
- Psi (2014)
Criada pelo psicanalista Contardo Calligaris, a série acompanha a vida de um psiquiatra e seus pacientes. Os episódios abordam temas como loucura, sexualidade e a busca por significado.
- As Brasileiras (2012)
Embora não seja focada exclusivamente na terapia, a série apresenta personagens que buscam ajuda psicológica para lidar com seus problemas. Entre os temas discutidos, estão depressão, ansiedade e as dificuldades do relacionamento entre pais e filhos.
- Sessão de Terapia (2012)
Ambientada em um consultório de psicanálise, a série acompanha o dia a dia de um terapeuta e os dilemas, dores e alegrias dos seus pacientes. ‘Sessão de Terapia’ é uma versão da série israelense ‘BeTipul’ (2005), criada pelo psicanalista Hagai Levi, que gerou a versão estadunidense ‘In Treatment’ (2008).
Por que fazer terapia?
Terapia não é fraqueza, nem sobre “consertar” algo que esteja “quebrado” em você. Fazer terapia é, na verdade, experimentar um lugar seguro para explorar seus sentimentos, pensamentos e experiências, com orientação de um profissional qualificado.
Por meio do diálogo e diferentes técnicas, o psicoterapeuta orienta o paciente a desenvolver novas perspectivas para sua realidade e estratégias para lidar com os desafios emocionais que enfrentar.
Em geral, os benefícios de fazer terapia passam por:
- Autoconhecimento;
- Consciência sobre as emoções e reações;
- Melhora na comunicação;
- Resgate da autoestima;
- Fortalecimento da autoconfiança;
- Melhora na qualidade de vida.
Importante: nenhum desses ganhos da terapia vêm de imediato ou do dia para a noite. É essencial manter a constância nas sessões.
O processo psicoterapêutico é individual e gradual, por isso requer tempo. Conforme o paciente adere às sessões, ele passa a fortalecer a relação com o profissional, compreender melhor seus sentimentos e a encarar suas dores.
Como um processo individualizado, a recorrência das sessões depende da avaliação do seu psicólogo.
Conheça o Sankofa
O processo terapêutico é individualizado e não há receita para o que deve ser feito ou não — tudo varia conforme a realidade do paciente. Mas há algo que não muda, independentemente da necessidade e da abordagem adotada pelo psicólogo: a constância no tratamento.
O Sankofa é o plano de assinatura que irá te ajudar a seguir sua rotina de psicoterapia. Por meio de pagamento recorrente, o usuário tem acesso a consultas na AfroSaúde com 20% de desconto e benefícios em parceiros nas áreas de educação, saúde e bem-estar.
Acesse a plataforma da AfroSaúde para saber como adquirir o plano mensal Sankofa.
Esse conteúdo foi produzido com suporte do Gemini, ferramenta de inteligência artificial generativa do Google.