Foto de Autumn Goodman na Unsplash
Distúrbios alimentares são mais frequentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar, e sua principal característica é a relação extrema com o ato de comer. Há quem coma demais o tempo todo; há quem pare de se alimentar; e até mesmo há quem veja na comida a compensação para alguma falta.
No caso de pessoas negras, em especial, esses distúrbios decorrem da vivência ou percepção de racismo, associado a conflitos pessoais, familiares e sociais. Um estudo realizado nos Estados Unidos, por exemplo, concluiu que mulheres negras tendem a internalizar os ideais sociais de beleza americanos quando não se identificam com seu grupo étnico. Com isso, se preocupam mais com a imagem corporal e desenvolvem transtornos alimentares.
Veja a seguir os sinais que servem de alerta para distúrbios alimentares.
O que são distúrbios alimentares
Os distúrbios alimentares são comportamentos marcados pela relação disfuncional com a comida. Seja o comer em excesso, seja parar de se alimentar, ou ainda usar estratégias inadequadas para diminuir peso — neste último caso, como ocorre com a bulimia.
Esses distúrbios são causados por aspectos sociais e psicológicos, como:
- Padrões de beleza convencionados como o ideal na sociedade;
- Dificuldade de lidar com emoções mais intensas, como angústia e solidão;
- Conflitos familiares;
- Baixa autoestima.
No caso de pessoas negras, soma-se ainda a vivência e percepção do racismo. Pesquisa realizada com estudantes negras de Salvador chega a uma conclusão importante: “A assunção de valores corporais ocidentais, euroamericanos, aliados a fatores sociais, culturais e raciais, podem vulnerabilizar mulheres que não se enxergam ou não se sentem acolhidas e representadas nesses padrões”.
Veja também: Transtorno Afetivo Bipolar: comportamentos acendem alerta para a bipolaridade
Ainda segundo o estudo, a compulsão alimentar é o transtorno alimentar mais presente em mulheres e homens negros. Diferentemente de pessoas caucasianas, que estão mais relacionadas à restrição alimentar.
Quais são os sinais de distúrbio alimentar
O diagnóstico de distúrbio alimentar é feito por um psiquiatra, com tratamento conduzido de forma multidisciplinar com psicólogo e nutricionista. Entre os sinais de distúrbio alimentar estão:
- Comer de forma desregrada, em diferentes do dia, com justificativa diversas;
- Escolher ficar sem comer deliberadamente, passando, assim, longos momentos em jejum;
- Preocupação excessiva com o que irá comer;
- Sentimento de culpa após a refeição;
- Perda de peso repentina;
- Uso indiscriminado de laxantes e diuréticos;
- Preocupação excessiva com o corpo.
Você se identifica com algum desses sintomas ou conhece alguém que passa por isso? Baixe o app da AfroSaúde ou acesse nossa plataforma para marcar uma consulta com nossos profissionais!
Referências