Pressão no trabalho: 5 dicas para lidar com rotina intensa


Foto de Samson Katt

Você é o tipo de pessoa que lida bem com a pressão ou prefere uma rotina mais calma para entregar resultados no trabalho?

Independentemente do seu perfil, fato é que normalmente as rotinas profissionais são agitadas, desafiadoras e estressantes. A necessidade de resultados e performance impõe à jornada diária pressão intensa.

Embora o trabalho sob pressão traga benefícios, como crescimento e amadurecimento, também incorre muitos prejuízos. O estresse pode atrapalhar suas relações de trabalho com gestores e colegas, além das relações interpessoais. Outra consequência disso é a manifestação de ansiedade, Síndrome de Burnout e até queda na qualidade do trabalho.

Continue a leitura para saber como lidar com situações de pressão e estresse!

Como lidar com a pressão do trabalho

Não dá para fugir da pressão que a rotina intensa de trabalho impõe. Por outro lado, existem caminhos para administrar o estresse e as exigências do dia a dia profissional.

Para início de conversa, manter a serenidade e não entrar em pânico é o melhor que você pode fazer. Assim como o seguinte:

  • Conheça o que te causa desconforto, o que te desestabiliza, quais situações te causam insegurança. Assim, você saberá como evitar essas situações e driblá-las;
  • Organize sua rotina, para não perder tempo com distrações ou tarefas que não são importantes. Métodos de produtividade, como o pomodoro, podem ajudar;
  • Divida as demandas e fixe prazos para cada uma delas. Com isso, você verá os desafios de forma menos assustadora e mais possível de realizá-los;
  • Evite pensar de forma pessimista sobre as demandas. Considere as consequências de cada ato, mas foque na execução, no processo, e não no resultado em si;
  • Respeite seus limites e horários. Equilibre vida pessoal e profissional, faça pausas para distrair a mente e melhorar sua produtividade. Estabeleça um horário para dormir todos os dias, pratique exercícios físicos regularmente e alimente-se de forma saudável.

Também é importante lembrar-se que você domina seu trabalho, sabe o que precisa ser feito e como fazer. Mantenha o pensamento positivo!

Leia também: 5 dicas para ser produtiva sem risco de desenvolver burnout

Trabalhar sob pressão não é necessariamente ruim, pois podemos crescer ao enfrentarmos situações adversas, e estar mais bem preparados para os desafios. Afinal, eles sempre existirão, não é mesmo?

Baixe o app da AfroSaúde e encontre o profissional que você precisa para cuidar da sua saúde!

Referências

Época Negócios
El País Brasil
Robert Half


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.