Foto de Emile Guillemot na Unsplash
Já parou para pensar como fica o seu dia quando a calcinha aperta ou o sutiã não dá conta de acomodar seus seios confortavelmente?
Boa parte das mulheres ainda têm dúvidas quanto à forma correta de escolher suas peças íntimas, é verdade. No entanto, o erro envolvendo esses itens não está só no modelo ou no tamanho.
Alguns deslizes com a calcinha podem colocar sua saúde íntima em risco. Que tal evitá-los?
Corra do tecido sintético
Esse material retém calor e umidade na região, o que favorece o surgimento de infecções. O ideal é calcinha 100% de algodão, pois a fibra permite maior ventilação.
Calcinhas pequenas só de vez em quando
Evite peças muito pequenas ou que apertem a região da vulva no dia a dia. Fio dental e rendadas são recomendadas apenas em ocasiões especiais e desde que não as use por muito tempo.
Lave suas peças do jeito certo
O ideal é usar sabão neutro para lavar as calcinhas e evitar amaciantes, para que a região tão sensível não entre em contato com esses componentes químicos. Evite também misturar a calcinhas com outras peças.
Como manter a saúde íntima
As recomendações acima fazem parte de uma série de cuidados que toda mulher pode adotar para manter a saúde íntima. Além da consulta regular ao ginecologista, importante higienizar a região corretamente.
Especialistas dão outras dicas para cuidar da vagina. Anote-as!
- Aproveite oportunidades em que possa ficar sem calcinha, para ventilar a vulva e a vagina;
- Evite roupas apertadas, pois pode esquentar demais a região;
- Guarde suas peças íntimas em local sem umidade, limpo e distante das peças íntimas do seu parceiro ou parceira — e sem acesso dos pets, também;
- Troque as roupas de banho úmidas por peças secas sempre que possível;
- Evite lavar a parte interna da vagina;
- Tome banho logo após as relações sexuais.
Baixe o app da AfroSaúde ou acesse nossa plataforma para marcar uma consulta com os profissionais de saúde da nossa rede!
Referências