Você é do tipo hipocondríaco? Entenda os sinais


Angústia, pensamentos catastróficos e a certeza de que está gravemente doente, apesar de exames médicos assegurarem o contrário, são algumas das características de quem sofre de hipocondria. Também conhecida como transtorno de sintomas somáticos, essa condição psíquica, consiste na preocupação desproporcional a sintomas físicos que se manifestam.

Por causa disso, a pessoa desenvolve pensamentos catastróficos e busca incansavelmente um médico que lhe diagnostique. É o caso, por exemplo, de sentir dor de cabeça e achar que pode estar com um aneurisma, e não acreditar se o médico consultado garantir que não há qualquer indício.

Neste texto, explicamos melhor o que é hipocondria e os sinais dessa condição.

O que é hipocondria — ou transtorno de sintomas somáticos

Antes conhecido como hipocondria, o transtorno de sintomas somáticos é uma condição psíquica que acomete pessoas que pensam que estão gravemente doentes. Essa condição é associada aos transtornos de ansiedade e do pânico, e é caracterizada pela constante convicção de estar com algum problema de saúde. 

Desta forma, o indivíduo nutre preocupação desproporcional com relação a sintomas físicos que se manifestam. As consequências diretas disso são pensamentos catastróficos e busca incansável por um médico que lhe diagnostique. 

Apesar da gravidade e impacto disso no dia a dia, essa condição tem tratamento. A terapia cognitivo comportamental, conduzida por um psicoterapeuta, é a abordagem mais indicada para esses casos.

Quais são os sinais de hipocondria

Um manual de autoajuda criado pelo SUS britânico, ou NHS, na sigla em inglês, aponta algumas características de quem sofre com o transtorno. São eles:

  • Acreditar que tem uma doença grave por perceber algum sintoma no corpo que não tinha notado antes;
  • Sentir angústia diante de sintomas que pensam ter, como uma dor de cabeça; 
  • Acreditar que sintomas físicos podem ser decorrente de doenças graves; 
  • Deixar que os pensamentos catastróficos afetem a vida cotidiana;
  • Buscar incessantemente um diagnóstico e não acreditar quando o médico diz que não há nenhum problema.

Você se reconhece em algum desses sintomas?

Baixe o app da AfroSaúde ou acesse nossa plataforma para marcar uma consulta com nosso time de psicólogos e psiquiatras.

Referências

BBC Brasil

UOL


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.