Em algum momento você já deve ter se deparado com alguém mais introspectivo, que prefere a própria companhia a passar muito tempo com outras pessoas. Ou ainda alguém que fala pouco sobre seus sentimentos, mas são sempre criativas e resolutas.
Contradição? Nem um pouco.
Certamente estamos falando de alguém introvertido. Esse comportamento não é um problema e, por isso mesmo, é celebrado em todo dia 2 de janeiro, desde 2011. É mais uma forma de mostrar que os hábitos de pessoas introvertidas não os tornam menos “normais”.
Continue a leitura pra entender o comportamento de pessoas introvertidas e desconstruir o preconceito em torno dessa característica.
O que é o comportamento introvertido
O comportamento introvertido nada mais é do que reflexo do foco em si mesmo e nas próprias emoções, ao invés dos estímulos do mundo externo. Pessoas introvertidas normalmente são vistas como silenciosas, reservadas e reflexivas, por vezes até tímidas. Mas, neste último caso, é puro equívoco.
Isso porque a timidez está associada à falta de coragem, à insegurança, à inibição e ao acanhamento. Uma característica marcante de pessoas tímidas é o medo de passar vergonha. Pessoas introvertidas, por outro lado, optam pela quietude apenas porque se sentem melhores no silêncio.
Para chamar a atenção ao fato de que não há nada de anormal no comportamento introvertido, em todo dia 2 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Introvertido. A iniciativa aconteceu pela primeira vez em 2011, organizada pela psicóloga Felicitas Heyne. A data tem um significado: logo após o Natal e o Réveillon, que podem ser angustiantes para o introvertido, uma vez que é nesse momento que se espera socialização e festas.
Inclusive, ser uma pessoa introvertida é tão natural — assim como são as pessoas extrovertidas —, que as qualidades relacionadas a esse comportamento têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. São elas: capacidade de escuta, capacidade de observação, cautela, confiança, além de segurança para que o outro possa se expressar.
Como saber que está lidando com um introvertido
Além das características já mencionadas acima, existem atitudes e preferências que indicam o comportamento introvertido. É o caso de:
- Preferência a ficar sozinho, ao invés de em grupo;
- Pensar nos próprios problemas e afetos antes de interagir com os outros;
- Tendência a ser autossuficiente;
- Foco em si mesmo, ao invés de estar cercado de muitas pessoas;
- Gostar mais de ouvir do que falar;
- Criatividade;
- Capacidade de resolução de problemas;
- Preferir se comunicar por escrito;
- Concentração nos assuntos de seu interesse;
- Tendência à privacidade;
- Iniciativa quando a situação é importante pra si mesmo.
Se identificou com essas características? Faz parte, pois não existe uma pessoa puramente introvertida ou extrovertida. O que há é a prevalência de um perfil sobre o outro.
Baixe o aplicativo da AfroSaúde e marque uma consulta com nossos psicólogos para entender como lidar melhor com esse comportamento.
Referências
Liderança: dificuldades e potencialidades de um líder introvertido nas organizações