As demandas de ESG (meio ambiente, social e governança) têm ocupado cada vez mais espaço no mercado corporativo. Apostar em iniciativas que contribuam para a preservação do meio ambiente ou para o progresso social, por exemplo, é determinante para a marca da empresa e a atração de investimentos.
Uma forma de atender a esses critérios é focar na saúde e bem-estar emocional dos colaboradores que façam parte das minorias sociais, como pessoas negras, mulheres, com deficiência e LGBTQIAP+. Pensando nisso, a AfroSaúde desenvolveu o Programa AYA, com metodologia exclusiva.
Continue a leitura para conhecer a iniciativa e os resultados já obtidos nas primeiras edições.
O que é o Programa AYA
O Programa AYA é uma solução pensada pela AfroSaúde que se sustenta nos pilares da educação em saúde, grupos terapêuticos e terapia individual. As ações podem ser feitas na modalidade online ou presencial, com duração de 3 meses, 6 meses ou 1 ano.
Ao fim desse período, tem-se a intenção de alcançar os seguintes objetivos:
- Cuidar do bem-estar emocional;
- Promover autoconhecimento e autocuidado;
- Prevenir contra doenças e transtornos mentais;
- Potencializar o indivíduo a partir do coletivo.
Os pilares do Programa AYA
Educação em saúde — para potencializar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo; contribuir para autonomia e emancipação dos participantes quanto à sua saúde e qualidade de vida;
Grupo terapêutico — o ponto de encontro é um espaço seguro de acolhimento, troca e compartilhamento de vivências entre os participantes; é mediado por um profissional da psicologia da AfroSaúde;
Terapia individual — permite ao participante entender, de maneira mais reservada, as suas emoções, desejos e sentimentos; realizado por profissionais que atuam na rede da AfroSaúde, com uso de vouchers.
Impacto do AYA
Formatado com metodologia exclusiva da AfroSaúde, até dezembro de 2022 o AYA impactou a qualidade de vida de 271 pessoas de quatro empresas/organizações. Entre eles, 155 jovens e adolescentes do Instituto Entre o Céu e a Favela (RJ) e da Escola Alef Peretz (SP).
Neste projeto, em parceria com a Amil, jovens de Paraisópolis e do Morro da Providência participaram de diálogos coletivos e individuais sobre ansiedade, consciência racial e relações familiares — temas essenciais para a construção de espaços seguros e saudáveis nessa fase de vida.
Os resultados dessa iniciativa são muito significativos:
- 155 estudantes atendidos;
- Oferta de grupos terapêuticos, conteúdos e atividades em sala de aula sobre saúde mental, e terapia individual online;
- Discussão sobre temas que afligem os jovens, como: ansiedade, mercado de trabalho, bullying, autocobrança, gravidez na adolescência, consciência racial e de classe, e guerra contra as drogas.
Entre em contato para conhecer como o Programa AYA pode ser aplicado na sua empresa: contato@afrosaude.com.br.