Cromoterapia, musicoterapia: o que são as práticas integrativas e complementares


Você já deve ter ouvido falar no poder da meditação para controle da ansiedade ou da homeopatia para o tratamento de dores físicas. Não é falácia ou conversa fiada, pelo contrário. 

Essas são algumas das dezenas de Práticas Integrativas Complementares (PICs), que são usadas para prevenir doenças e amenizar sintomas como insônia, cefaléia, doenças autoimunes, hipertensão e depressão, por exemplo, além da própria ansiedade. O diferencial dessas terapias é o reconhecimento dos aspectos físico, psíquico, emocional e social no processo de cura.

No Brasil, algumas dessas modalidades são oferecidas gratuitamente no Sistema Único de Saúde. Continue a leitura para entender o que são as práticas e terapias integrativas

O que são terapias integrativas

As terapias integrativas são práticas baseadas na escuta, vínculo terapêutico e integração do indivíduo com o espaço social. Instituída no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, podem ser utilizadas em todas as fases do adoecimento, desde a prevenção de doenças até a recuperação da saúde.

O diferencial das práticas integrativas é a promoção do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, de modo a ampliar a visão do indivíduo a respeito do cuidado com sua saúde — muito mais do que a manifestação física dos sintomas. Apesar da importância das terapias integrativas, é essencial reforçar que elas não substituem o modelo tradicional de cuidado e tratamento.

Dessa forma, é extremamente necessário buscar suporte especializado diante de qualquer sintoma, enfermidade ou agravo. E, na consulta com o seu médico, solicitar orientações sobre quais terapias integrativas adotar no seu tratamento.

Veja abaixo algumas práticas integrativas

Quais são as terapias integrativas

Algumas práticas integrativas são oferecidas gratuitamente pelo SUS. São elas: acupuntura, medicina antroposófica, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária interativa, yoga, apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. 

Veja detalhadamente as mais comuns: 

Meditação 

Tem como objetivo desenvolver atenção plena em si mesmo. Contribui para o autoconhecimento e para amenizar sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Ayurveda

Concilia os aspectos físico, mental, energético e espiritual através de recursos naturais e técnicas de relaxamento, massagens, posturas corporais, mudras, pranayanas e cuidados dietéticos. A Organização Mundial da Saúde reconhece a Ayurveda para prevenção e cura de doenças. 

Aromaterapia

Utiliza as propriedades dos óleos essenciais extraídos de vegetais, para promover equilíbrio e harmonia do organismo. 

Ioga

Técnica mental e corporal que promove exercícios nos aspectos mental, físico, espiritual e energético. Tem como benefícios diminuição do estresse e da ansiedade, regulação dos sistemas respiratório nervoso, e melhora no sono, entre outros. 

Reiki

Proporciona bem-estar físico e mental, por meio da imposição das mãos para canalizar a energia vital e promover equilíbrio energético.

Homeopatia

Tratamento baseado nos sintomas específicos de cada indivíduo. A partir do que é relatado, são usadas substâncias diluídas capazes de estimular o sistema de cura natural do corpo.

Cromoterapia

Usa as cores do espectro solar (amarelo, vermelho, verde, azul, laranja, anil e violeta) para restaurar o equilíbrio físico e energético. A cor violeta é a de vibração mais alta e suas frequências são capazes de atingir as camadas mais sutis e elevadas do ser.

Acupuntura

Estimula pontos espalhados pelo corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, para recuperar ou promover saúde. Criada há mais de dois mil anos, essa técnica também previne agravos e doenças.

Musicoterapia

Utiliza a música e/ou seus elementos — como som, ritmo, melodia e harmonia — para atender a necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo a fim de atingir objetivos terapêuticos estabelecidos. Pode ser conduzida em grupo ou de forma individualizada. 

Arteterapia

Atua na análise do consciente e do inconsciente a partir da expressão artística visual, com pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, fotografia, expressão corporal, entre outros.

Osteopatia

Utiliza técnicas manuais, como a manipulação do sistema musculoesquelético, para tratamento de doenças.

Hipnoterapia

Induz o indivíduo a alcançar um estado de consciência aumentado que permite o tratamento e/ou mudança de comportamentos indesejados, como fobias, insônia, depressão, ansiedade, angústia e dores crônicas.

Constelação familiar

Busca reconhecer a origem de problemas e/ou alterações do indivíduo a partir de uma abordagem sistêmica, energética e fenomenológica. Tem como base o inconsciente familiar e as leis do relacionamento humano. 

Você sabia que nós também temos profissionais que atuam com terapias integrativas? Baixe o app da AfroSaúde e marque já sua consulta!

Referências
Ministério da Saúde


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.