Foto de RF._.studio
Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, será? Bom, isso pode até ser verdade com algumas áreas, mas tem uma que não espera: sua carreira.
A insatisfação com a vida profissional não é raridade. Segundo estudo do LinkedIn, divulgado em 2023, 60% dos profissionais estão insatisfeitos com seu emprego. Brasileiros também foram ouvidos nessa pesquisa.
O que fazer, então, para mudar essa realidade?
Confira a seguir algumas dicas para alcançar a realização profissional em 2024!
Insatisfação com a carreira
Um estudo encomendado pelo LinkedIn, com 23 mil trabalhadores de 16 países, incluindo o Brasil, aponta que 60% dos profissionais estão insatisfeitos com seu emprego atual. Os motivos variam: salário, rigidez nas condições de trabalho, autoconfiança e até a chefia.
Apesar do volume expressivo de insatisfeitos, apenas 20% dos queixosos já começaram a buscar outra posição no mercado de trabalho. A inércia até faz sentido, afinal, muitas pessoas podem não saber como procurar um novo emprego sem colocar o seu atual em risco.
Antes de agir, no entanto, é preciso considerar alguns fatores, como cenário econômico e se o mercado está aquecido para a posição que você busca. Mas, entre eles, há um aspecto ainda mais importante: entender por que você quer mudar de trabalho.
Leia também: 5 questões para observar antes de aceitar uma proposta de emprego
O diagnóstico acerca de sua insatisfação te ajudará a não repetir os mesmos padrões que levaram à insatisfação inicial. Aliás, quem sabe, você pode até perceber que sua situação atual não é irreversível.
Se a mudança for mesmo o que você busca, veja algumas dicas a seguir!
O que fazer para mudar de emprego
Agora que você tem certeza que mudar de emprego é o melhor que pode ser feito por sua carreira, é o momento de partir para a ação. Qual o primeiro passo a tomar? O que fazer em seguida?
- Liste possíveis empresas onde você gostaria de trabalhar;
- Adeque seu currículo às vagas que são do seu interesse;
- Converse com ex-colegas de trabalho sobre esse passo, e peça ajuda, se possível;
- Candidate-se para as vagas e marque entrevistas fora do horário de trabalho;
- Mantenha a discrição no trabalho, e também o seu desempenho;
- Avalie cuidadosamente as ofertas de trabalho que você receber, como salário, benefícios, cultura organizacional e plano de carreira.
Uma conversa com seu terapeuta pode ajudar a amadurecer a ideia e traçar os próximos passos.
Caso precise de um psicólogo, acesse a plataforma da AfroSaúde ou baixe nosso app para encontrar o profissional que você precisa!
Referências