Qual o jeito certo de dar um feedback negativo? Veja o que fazer e o que não fazer

Foto: Christina @ wocintechchat.com em Unsplash

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Um dos principais desafios de liderar uma equipe é apontar seus erros. O medo de desagradar e desestimular com um feedback negativo certamente já atormentou ao menos uma vez o gestor que se viu no lugar de corrigir um comportamento dentro de sua equipe.

Mas se por um lado os líderes resistem a dar feedbacks negativos, por outro, os profissionais anseiam por uma devolutiva sobre seu desempenho. É o que aponta um levantamento feito pela Mindisight em 2022, segundo o qual a falta de feedback é o maior motivo de conflito entre funcionários e lideranças. Falha na comunicação e falta de comprometimento com a equipe completam o top 3.

Não tem como fugir! Afinal, o feedback é uma ferramenta valiosa para desenvolver pessoas e, além disso, engajar as equipes. Que tal aprender o jeito certo de dar feedbacks?

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Por que o feedback é importante

Imagine seguir por um caminho desconhecido e não encontrar uma sinalização que indique qual o trajeto mais seguro, o que encontrar pela frente, qual a melhor maneira de agir diante dos obstáculos que venham a surgir? O feedback é como uma placa no caminho do crescimento profissional: Onde estamos errando? Onde estamos acertando? Quais habilidades precisamos melhorar?

Não à toa, essa prática é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo na sua área profissional. O feedback positivo é importante para motivar o profissional; o feedback negativo, por sua vez, ajuda na evolução do colaborador. Isso por si só já entrega um princípio básico dos feedbacks: precisam ser construtivos para quem os ouve.

Além de todos os benefícios listados acima, o feedback ainda impacta de maneira positiva na confiança e proximidade da equipe. Até porque os liderados se sentem importantes e bem avaliados pela liderança que separa um momento da sua rotina para dialogar sobre seus pontos de melhoria.

Veja a seguir como dar um feedback:

O que não fazer

  • Dar feedback negativo na frente de toda a equipe;
  • Elogiar para ‘amenizar’ o impacto da crítica já é conhecida, e pode provocar ansiedade no colaborador. Além disso, os elogios podem fazer com que o profissional não absorva os pontos sobre os quais precisa agir para melhorar;
  • Comparar o profissional com os outros colegas da equipe;
  • Não deixar o profissional falar suas impressões e o porquê de agir da maneira que agiu;
  • Não dar tempo para o profissional assimilar o feedback.

O que fazer ao dar um feedback

  • Dê o feedback tão logo a situação ocorra. Lembre-se que o objetivo do feedback é ajudar o profissional a evoluir, logo, evite deixá-lo no erro por muito tempo;
  • Exponha diretamente o motivo do feedback e respeite o momento de o colaborador falar;
  • Ofereça soluções possíveis para que o erro não se repita, e alinhe com o colaborador a melhor abordagem para ambas as partes;
  • Use tom firme e gentil para pontuar o que deve ser melhorado;
  • Destaque o comportamento, e não seu julgamento. Exemplo: em vez de falar “Não sei se você tem o que é preciso para realizar essas tarefas”, diga “Suas últimas entregas estavam com lacunas que prejudicaram a compreensão”;
  • Peça feedback ao colaborador: O que ele achou desse feedback negativo? Do que ele precisa para desempenhar melhor suas tarefas/funções?

E lembre-se, antes de tudo, que o líder é aquele que orienta o desenvolvimento de seus colaboradores. Gentileza e empatia são excelentes aliados na gestão de pessoas.

Referências
Época Negócios
Forbes
Gupy
Catho


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