Receita digital: como usar a receita digital depois de recebê-la


Foto de Christina @ wocintechchat.com na Unsplash

A receita digital tem sido cada vez mais utilizada por médicos, independentemente da modalidade do atendimento. Seja virtual ou presencialmente, o atendimento volta e meia termina com um SMS no celular indicando o link onde a prescrição médica está hospedada.

Mas você sabe como usar a receita digital depois de recebê-la?

Continue a leitura para conhecer essa nova funcionalidade no atendimento em saúde, para que serve e o que fazer depois de receber a receita digital no seu telefone. Confira!

O que é receita digital

Com a crescente procura por consultas médicas pela internet a partir da pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde publicou em 20 de março de 2020 uma portaria que valida a receita digital mediante certificação do médico pela ICP-Brasil. Por outro lado, o farmacêutico também precisa informar a dispensa dos medicamentos e, logo em seguida, invalidar a prescrição.

A receita digital é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Federal de Farmácia. Para verificar a validade dessas prescrições, o governo criou o site Validador de Documentos Digitais.

Para que a receita digital tenha validade, ela precisa:

  • Seguir os requisitos de preenchimento conforme a legislação sanitária;
  • Conter a assinatura do médico;
  • Conter número do certificado digital ICP-Brasil do médico, nos modelos A3, token ou cartão.

Por meio da receita digital, o paciente pode comprar antimicrobianos e medicamentos controlados, como ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsionantes, antipsicóticos e controladores de hormônios. Retinoides e talidomida só podem ser prescritos com receitas físicas.

Como usar a receita digital

Primeiramente, não é preciso imprimir a receita para pedir seu medicamento na farmácia. E nem é preciso apresentá-la presencialmente ao farmacêutico, exceto em caso de medicamentos controlados — como ansiolíticos e antidepressivos.

Após receber a receita, no formato PDF, no e-mail, SMS, aplicativos de mensagens ou plataformas próprias das receitas digitais, basta adquirir seu medicamento. O passo a passo é o seguinte:

  • A receita digital é validada pelo farmacêutico, por meio do número do certificado digital;
  • No ato da validação, o farmacêutico informa os medicamentos dispensados, com número de lote e quantidade de caixas adquiridas.

Depois, é só pagar pelos medicamentos e começar seu tratamento.

Importante: a receita online não é aplicável a retinoides e talidomida, pois exigem receituário especial.

Como funciona a telemedicina na AfroSaúde

A plataforma da AfroSaúde é completa e reúne profissionais de dez especialidades da saúde. Uma vez dentro do nosso aplicativo — ou na versão web —, você marca as consultas, paga, recebe solicitação de exames, relatórios e receitas.

Ou seja, nada diferente do que aconteceria em uma consulta presencial, mas com a vantagem de cuidar da sua saúde de onde você estiver. E nós garantimos a segurança, já que todo o atendimento ocorre dentro da nossa plataforma.

Veja o passo a passo:

  • Você receberá um SMS 15 minutos antes do início da consulta;
  • Quando chegar a hora, acesse nossa plataforma e autorize o uso da câmera e do microfone.

IMPORTANTE: Nós não realizamos as consultas em aplicativos de videoconferência ou chamadas de vídeo em aplicativos de mensagem.

  • Para aproveitar melhor sua consulta:
  • Tenha boa conexão com a internet;
  • Esteja posicionado em local iluminado, livre de ruídos e onde você possa ficar à vontade;
  • Se for consulta com psicólogo ou psiquiatra, abra-se para a jornada do autoconhecimento que os cuidados com a saúde mental oferecem.

Baixe o app da AfroSaúde ou acesse nossa plataforma para encontrar o acompanhante terapêutico ideal para a sua necessidade.

Referências
Governo Federal


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.