Segurança psicológica: como adotar gestão humanizada em 2024


Foto de Andrea Piacquadio

Não é ‘mimimi’, nem papo de coach. A tendência para a área de recursos humanos é a segurança psicológica, termo utilizado para designar a gestão humanizada nas empresas.

Em um artigo para a VocêRH, a colunista Isis Borge destacou a demanda por ambientes menos tóxicos e espaço para diálogo e acolhimento. Até porque está cada vez maior a busca por autoconhecimento, qualidade de vida e por equilíbrio nas diferentes instâncias do dia a dia.

Continue a leitura para entender o que é segurança psicológica e como implementar uma gestão humanizada em 2024!

O que é segurança psicológica

Os profissionais do presente e do futuro entenderam que dá, sim, para aliar produtividade e bem-estar. Também é possível buscar o lucro das empresas ao passo que tem a liberdade para se expressarem livremente, sem medos. Por esse motivo, a segurança psicológica é cada vez mais requisitada nos ambientes profissionais.

Leia também: 5 dicas para ser produtiva sem risco de desenvolver burnout

O termo é utilizado para designar práticas humanizadas de gestão, focadas na criação de um ambiente em que os profissionais se sentem à vontade para compartilhar ideias, expressar insatisfações e fazer perguntas sem medo de de retaliações. Na prática, a segurança psicológica alia o bem-estar mental às demandas profissionais.

Embora o conceito seja recente, a necessidade de segurança psicológica é latente. O ‘Projeto Aristóteles’, conduzido pelo Google em 2012, mostrou que a segurança psicológica é o fator mais importantes para as equipes. Ou seja, as equipes com maior segurança psicológica eram mais inovadoras e mais produtivas.

Outro estudo, do Harvard Business Review, mostrou que gestões mais humanizadas são mais eficientes e apresentam trabalho com mais qualidade, uma vez que são mais propensas a reconhecer e corrigir erros. Além disso, profissionais que se sentem mais seguros no trabalho são mais propensos a relatar bom estado de saúde mental e emocional, segundo pesquisa McKinsey & Company.

Como implementar segurança psicológica na empresa

Apesar dos resultados que a segurança psicológica propicia à organização, uma pesquisa da McKinsey apontou que apenas um número reduzido de lideranças apresenta comportamento capaz de criar esse clima. Não é difícil, mas exige esforço conjunto e disponibilidade.

Segundo o estudo da McKinsey, os gestores podem incentivar a segurança psicológica da seguinte maneira: primeiro o líder adota postura positiva, depois estimula desafios.

A postura positiva se manifesta assim:

  • Diálogo aberto;
  • Consciência cultural e diversidade;
  • Humildade;
  • Estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores.

Já a postura desafiadora consiste em provocar os colaboradores a avaliar seus trabalhos, apontar melhorias e propor soluções criativas para problemas específicos. Essa prática incentiva os membros da equipe a alcançarem pleno potencial de performance.

Mas nada disso funcionará se a gestão humanizada não for implementada desde o topo da carreira. Ou seja, a alta liderança precisa adotar comportamentos que favoreçam a segurança psicológica, para assim estimular os demais líderes, diretores e gerentes, a fazerem o mesmo. Em resumo: o desenvolvimento da liderança reflete o comportamento dos demais líderes da empresa.

Sempre é tempo de adotar práticas de estímulo à gestão humanizada.

A AfroSaúde desenvolveu metodologia exclusiva que auxilia a segurança psicológica nas equipes de trabalho. Saiba como adotá-la na sua empresa: contato@afrosaude.com.br.

Referências

VocêRH
Fernanda Mendes via LinkedIn
McKinsey & Company


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.