Diversidade sexual e de gênero: o que pessoas IAPN gostariam que todos soubessem

Casal queer

Foto de Shingi Rice na Unsplash

O que você sabe sobre pessoas assexuais? Ou sobre quem se identifica com a pansexualidade?

Essas formas de reconhecer a orientação sexual são representadas na sigla LGBTQIAPN+. No entanto, acabam sendo inviabilizadas quando diminuímos a sigla para “LGBT” ou “LGBTQIA+”.

Sem ouvirmos falar dessas letras, a tendência é o desconhecimento sobre pessoas ‘IAPN’ — intersexo, assexuais, pansexuais e não-binárias —, que se tornam alvo de preconceito e estigmas sociais. Por consequência, são ridicularizadas e têm sua identidade de gênero questionada.

Veja a seguir informações importantes que pessoas ‘IAPN’ gostariam que todo mundo soubesse.

Identidade de gênero x Orientação sexual

Dois termos comuns quando se trata do universo LGBTQIAPN+, identidade de gênero e orientação sexual por vezes são confundidos, mas não significam a mesma coisa. Abaixo explicamos melhor o que cada um deles significa.

A identidade de gênero se refere ao gênero com o qual a pessoa se identifica: se com o masculino, com o feminino, com os dois gêneros ou com nenhum dos dois gêneros. Pessoas não-binárias se encaixam nesses dois últimos casos.

Dentro desse conceito, há ainda outros dois importantes para a comunidade LGBTQIAPN+: cisgênero e transexual ou transgênero.

  • Pessoa cisgênero: se identifica com o mesmo gênero atribuído no nascimento;
  • Pessoa transexual ou transgênero: se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento.

Já a orientação sexual corresponde à atração sexual e romântica que o indivíduo sente, ou seja, por qual gênero ele se sente sexualmente atraído. Assim, temos:

  • Heterossexuais: sentem atração por alguém de outro gênero;
  • Homossexuais: sentem atração por alguém do mesmo gênero;
  • Bissexuais: sentem atração por pessoas de diferentes gêneros;
  • Pansexuais: sentem atração pelo indivíduo, independentemente do seu gênero;
  • Assexuais: não sentem desejo sexual por nenhum gênero.

Leia também: Quer contratar pessoas trans? Entenda como sua empresa deve se preparar para a seleção

O que você precisa saber sobre pessoas ‘IAPN’

Somente a informação é capaz de romper o ciclo de ignorância e preconceito relacionado a essa parte da sigla ainda invisibilizada. Veja a seguir coisas que pessoas ‘IAPN’ gostariam que todo mundo soubesse.

I – Intersexo

Pessoas intersexo têm corpos diversificados, que fogem do padrão masculino/feminino. Ao todo, há mais de 35 variações intersexo. São diversas as características intersexuais, experiências e corpos.

Da sigla LGBTQIAPN+, é a única letra que corresponde ao corpo biológico.

A – Assexuais

A assexualidade não é questão de celibato, abstinência ou problemas hormonais. Na verdade, uma pessoa assexual apenas não sente ou sente pouca atração sexual por outras pessoas.

Dentro da assexualidade, há pessoas que sentem atração sexual mediante algumas condicionantes. É o caso das pessoas demissexuais, que precisam de um vínculo emocional para se atraírem pelo outro.

P – Pansexuais

Pessoas pansexuais se sentem atraídas por pessoas, independentemente do seu gênero. É como ter um “tipo”, mas não se importar se é cisgênero, transgênero ou não-binário.

A ignorância em torno da pansexualidade também está presente dentro da comunidade LGBTQIAPN+, visto que seus sentimentos acabam sendo invalidados: ou não são “confiáveis” ou são tidas como “confusas”.

Mas pessoas pansexuais não são confusas, mas se relacionam afetiva e sexualmente por pessoas de todas as identidades de gênero, inclusive aquelas que não se identificam com o binarismo masculino-feminino.

N – Não-binário

Ser uma pessoa não-binária é recusar a construção social que identifica pessoas como do gênero feminino ou masculino. Para isso, podem transitar entre esses dois gêneros ou não se identificar com nenhum deles.

Mas nem por isso uma pessoa que se reconhece não-binária será gênero fluido ou trans. Até porque nos dois casos é preciso que haja a identificação com a construção sociocultural de ao menos um gênero, e pessoas não-binárias podem recusar essas noções.

Outra coisa importante: pessoas não-binárias podem se sentir atraídas por alguém também não-binário, por pessoas do gênero masculino ou por pessoas do gênero feminino.

Baixe o app da AfroSaúde ou agende sua consulta em nossa plataforma.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.